• Juh Pessoa

Você sabe a diferença entre o Ensaio Documental de Família e o Lifestyle na casa do cliente?

Durante muito tempo, o fotógrafo de família era aquela pessoa que recebia os clientes no estúdio e tinha perfeito domínio e controle de luz, poses, direção, cenário, figurino, etc.


Porém, existe um novo jeito de capturar que vai na contramão de tudo isso. Lifestyle, do inglês, significa Estilo de Vida.


O ensaio Lifestyle consiste exatamente em registrar a vida como ela é. Ou quase isso.


Por que quase isso?


Existe um outro ramo da fotografia que se chama fotografia Documental.


Nele, o fotógrafo adquire o “poder da invisibilidade” e registra o cotidiano das pessoas sem nenhum tipo de interferência. É realmente a vida como ela é!


Assim, ele é capaz de registrar aquela birra dos pequenos como aquela típica cena do jantar onde cada um está vidrado no seu smartphone ou o festivo banho das crianças.


Na fotografia documental, o fotógrafo realiza grandes sessões de fotografia, de 4, 8, 12 ou até 24h. É uma jornada para registrar toda a dinâmica familiar.


Já fotografia Lifestyle tem a pretensão de registrar apenas o “estilo” de vida das pessoas e não tem a necessidade de documentar o dia da mesma.


Comumente, o local escolhido para o registro Lifestyle é a própria casa dos clientes, onde há muito da personalidade deles.


No entanto, a escolha do local está muito relacionada ao que os clientes gostam de fazer e não precisa necessariamente ser em casa.


Gosta de rodar o mundo num motor-home? Tem uma casa na árvore? Tem o hábito de tomar um café num lugar especial? Toca numa banda de garagem?


É assim que vamos registrá-lo!


Ao contrário da fotografia Documental, na fotografia Lifestyle pode haver intervenção do fotógrafo, não no sentido de exigir poses mas de conduzir a cena.


Isso acontece para que se aproveite melhor os ambientes na composição da foto, para que as pessoas sejam posicionadas de acordo com a luz desejada pelo fotógrafo ou para que todas as pessoas presentes estejam bem enquadradas.


Sabe aquela foto “despretensiosa” que você publica no Instagram quando está tomando um côco na praia num dia ensolarado?

Certeza que você repetiu pelo menos 30 vezes a foto pra ter certeza que você estava passando a imagem certa do seu momento.


Aqui é mais ou menos a mesma coisa. A diferença é que será um fotógrafo profissional a dirigir a cena.


Nesse tipo de ensaio podemos sugerir a uma família de iniciar uma guerra de travesseiros ou de fazer um bolo com o bebê brincando com farinha em cima da bancada....mas as interações e expressões surgidas na cena certamente serão genuínas, afinal, não existe sugestão de pose.


É nessa hora que a mágica acontece porque as cenas podem despertar emoções verdadeiras de alegria ou nostalgia, por exemplo.


O ensaio lifestyle é indicado para todos mas algumas sugestões são:


* Primeira casa de um casal

* A gestante e o quartinho de bebê

* Reunião de amigos na praia

* Família com recém-nascidos


Quem manda é você!


Confira aqui algumas fotos feitas nesses estilos e inspire-se para contarmos a sua história!



A gente sempre fala "pense fora da caixa".....mas nesse caso "pense dentro da caixa(casa)"!

Porque não explorar o seu espaço e trazer memórias no futuro de uma época, uma fase da família, uma certa decoração da casa?


Gostou e quer saber mais como funcionam os ensaios?

Baixe aqui a Revista Ensaio Perfeito.


Gostaria de receber uma proposta de orçamento?

Clique aqui e fale diretamente comigo.


Quer ver outras postagens do blog e visitar o site por completo?

Clique aqui para ir à Página Inicial

11 visualizações
Junte-se à nossa lista para receber promoções e novidades

juhpessoafotografia@gmail.com

Tel: (12) 99 117 1559

São José dos Campos - SP

  • Facebook
  • Instagram